
Cerca de 40% das pessoas que se matriculam em academias abandonam o treino antes do primeiro mês.
Mais importante do que os benefícios para a saúde de uma atividade física é......escolher uma rotina de exercícios que seja prazerosa. Segundo o preparador físico da Pelé Club, José Alexandre Filho, os exercícios devem priorizar o perfil de cada um. O fisiologista do São Paulo Futebol Clube e da Universidade de São Paulo (Unifesp), Turíbio Leite Barros concorda: "Exercício não é como remédio. Não pode ser desagradável."
De acordo com Alexandre Filho, cerca de 40% das pessoas que se matriculam em academias abandonam antes do primeiro mês. Exatamente por conta dessa desistência, recomenda-se critérios com as escolhas de treinos: o primeiro passo é determinar a freqüência. Inicie exercitando-se três vezes por semana.
Em seguida, a duração, que só pode ultrapassar meia hora depois de algumas semanas. E, por fim, a intensidade, que depende de cada um. "A frequência cardíaca é um indicador, mas também é importante notar os sinais do corpo: dor e desconforto antes e depois do exercício indicam excesso”, explica Barros.
O preparador físico José Alexandre Filho diz que treinos longos são indicados para pessoas experientes ou muito determinadas. "É mais fácil introduzir pequenas rotinas." Uma boa porta de entrada para os sedentários é a caminhada e a corrida, diz David Cytrynowicz, presidente da Corpore, organização não-governamental (ONG) de corredores amadores. "Só quem está muito acima do peso talvez tenha de começar com atividades na água." Talvez por isso o número de corredores no Brasil chegue a 4 milhões.
Leia Mais!