
Com a chegada das férias de verão, um número significativo de indivíduos iniciam ou dão continuidade à prática de atividades físicas.
Nesta época do ano, é comum encontrarmos pessoas correndo ou caminhando pela areia da praia, ou envolvidos em outras atividades esportivas.
Entretanto, ...se o fato de realizar exercícios físicos é benéfico à saúde, se o mesmo for realizado em horários inadequados, pode ser extremamente maléfico.
Como "horários inadequados", entendemos a execução de exercícios sob o sol escaldante, horário este compreendido entre às 10:00 e 16:00 horas.
Neste horário, os raios ultravioletas atingem perigosamente a nossa pele que, sem qualquer proteção, acaba por sofrer lesões que podem ser a origem de um câncer de pele.
A nossa pele é a área mais atingida do nosso corpo pelos raios solares, além dos cabelos.
Manchas, rugas precoces, cabelos danificados, enfim, são alguns do problemas menos graves, mas que atingem a nossa estética.
Em relação às manchas, devemos consultar um especialista para verificarmos a gravidade da lesão.
Outro problema causado pela exposição ao sol, como já foi dito, requer todo o nosso cuidado e atenção, pois pode nos levar à morte: é o câncer de pele, enfermidade esta muito comum nos nossos dias.
Mesmo em outros horários, como medida preventiva, o uso do protetor solar se faz necessário, constituindo-se numa defesa a mais contra os efeitos dos raios solares.
Portanto, aproveite bem as suas férias, descanse, faça seus exercícios de forma saudável e segura.
Não ficar horas a fio exposto aos raios solares e evitando os horários inapropriados, além do uso do protetor solar, são os meios mais eficazes de prevenção contra os perigos do sol.
Por Prof. Marcelo Augustti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário